Início
Plano de curso
Exercícios
Provas e testes
Soluções
Notas
Extras
Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
plano_de_curso [2013/04/21 17:25] admin |
plano_de_curso [2016/11/17 11:39] (atual) admin |
||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
- | ==== Curso de Termodinâmica-GFI 04116 === | + | ==== Curso de Termodinâmica-GFI 00175 === |
- | **1<sup>__o__</sup> semestre de 2013** | + | **2<sup>__o__</sup> semestre de 2016** |
**Prof. Jürgen Stilck** | **Prof. Jürgen Stilck** | ||
- | **Sala: A3-21** | + | **Sala: 412 (torre nova)** |
**Tel.: 2629-5828** | **Tel.: 2629-5828** | ||
Linha 23: | Linha 23: | ||
4) **Potenciais termodinâmicos:** consistência das equações de estado, identidades, aplicações, propriedades dos gases. | 4) **Potenciais termodinâmicos:** consistência das equações de estado, identidades, aplicações, propriedades dos gases. | ||
- | 5) **Princípio de Nernst-Planck:** postulado de Nernst, capacidade térmica dos sólidos, postulado de Planck, terceira lei da Termodinâmica. | + | 5) **Princípio de Nernst-Planck:** postulado de Nernst, capacidade térmica dos sólidos, postulado de Planck, terceira lei da Termodinâmica. |
- | 6) **Transições de fase em substâncias puras:** substâncias puras, transições de primeira ordem, ponto crítico, teoria de van der Waals, comportamento crítico. | + | 6) **Teoria cinética:** princípios da teoria cinética e conexões entre a termodinâmica e a mecânica estatística. |
+ | |||
+ | 7) **Transições de fase em substâncias puras:** substâncias puras, transições de primeira ordem, ponto crítico, teoria de van der Waals, comportamento crítico. | ||
== Avaliação == | == Avaliação == | ||
- | Serão aplicados três testes e três provas normais durante o semestre letivo. Além disso, os alunos devem resolver listas de exercícios. Nos testes será proposto um único exercício fortemente correlacionado com algum exercício que conste de uma lista recente. A nota referente a cada um dos três conjuntos de prova regular e teste será obtida pela média ponderada: <m>N_i=0,9 P_i+0,1 T_i, i=1,2,3.</m> onde <m>P_i</m> e <m>T_i</m> são as notas obtidas na prova regular e no teste, respectivamente. No final do período, será aplicada uma prova de reposição, cuja nota substituirá a menor das tr\^{e}s notas <m>N_i</m>. A nota final será a média aritmética | + | O curso será dividido em três módulos. Em cada módulo, serão aplicados um teste e uma prova. Além disso, os alunos devem resolver listas de exercícios. Haverá atividades de leitura prévia em casa de textos distribuídos aos alunos e a participação deles nas discussões que serão realizadas no início de algumas aulas serão também avaliadas. Assim, a cada módulo do curso será atribuída uma nota <m>Q_i=0,8 T_i+ 0,2 A_i</m>, onde <m>T_i</m> é a nota do teste e <m>A_i</m> a avaliação da participação do aluno nas atividades de leitura e discussão. Nos testes será proposto um único exercício fortemente correlacionado com algum exercício que conste de uma lista recente. A nota referente a cada um dos três conjuntos de prova regular e teste será obtida pela média ponderada: Ni=0,9 Pi+0,1 Qi, i=1,2,3 onde Pi e Qi são as notas obtidas na prova regular e na média ponderada do teste e da nota de participação, respectivamente. No final do período, será aplicada uma prova de reposição, cuja nota substituirá a menor das três notas Ni. A nota final será a média aritmética |
- | <m>NF=(N_1+N_2+N_3)/3</m>. | + | NF=(N1+N2+N3)/3. |
Alunos com nota final igual ou superior a 6 estarão aprovados. Finalmente, aqueles alunos que obtiverem uma nota final | Alunos com nota final igual ou superior a 6 estarão aprovados. Finalmente, aqueles alunos que obtiverem uma nota final | ||
Linha 39: | Linha 41: | ||
== Calendário das provas e testes == | == Calendário das provas e testes == | ||
- | * <m>T_1</m>: 15/5. | + | * T1: 14/9. |
- | * <m>P_1</m>: 29/5. | + | * P1: 5/10. |
- | * <m>T_2</m>: 19/6. | + | * T2: 7/11. |
- | * <m>P_2</m>: 3/7. | + | * P2: 28/11. |
- | * <m>T_3</m>: 17/7. | + | * T3: 14/12. |
- | * <m>P_3</m>: 7/8. | + | * P3: 9/1. |
- | * <m>PR</m>: 12/8. | + | * PR: 11/1. |
- | * <m>VS</m>: 14/8. | + | * VS: 16/1. |
== Bibliografia == | == Bibliografia == | ||
Na maior parte do curso, seguiremos de perto o livro //Termodinâmica//, de Mário J. de Oliveira (Editora Livraria de | Na maior parte do curso, seguiremos de perto o livro //Termodinâmica//, de Mário J. de Oliveira (Editora Livraria de | ||
- | Física, São Paulo, 2005). Referências adicionais são: | + | Física, São Paulo, 2005, segunda edição datada de 2012). Esse livro, apesar de seguir a ordem histórica da evolução da termodinâmica na sua apresentação, discute os aspectos mais formais como a relação da convexidade das funções termodinâmicas com a estabilidade termodinâmica, por exemplo. Referências adicionais são: |
+ | |||
+ | * //Equilibrium Thermodynamics//, C. J. Adkins, McGraw-Hill, UK, 1968: este livro aborda a termodinâmica de maneira semelhante ao livro-texto, ressaltando os fundamentos experimentais da termodinâmica. Também ressalta a natureza macroscópica dessa parte da física, que a torna independente da estrutura microscópica da matéria. | ||
- | * //Thermodynamics and an Introduction to Thermostatistics//, H. B. Callen, Wiley, New York, 1985. | + | * //Thermodynamics and an Introduction to Thermostatistics//, H. B. Callen, Wiley, New York, 1985: é um livro clássico que apresenta a termodinâmica de maneira axiomática, bastante formal. Portanto, nesse aspecto é distinto dos dois textos mencionados acima. É indicado para os estudantes que queiram se aprofundar um pouco mais no tema. |
* //Thermal Physics//, C. Kittel, Wiley, New York, 1969. | * //Thermal Physics//, C. Kittel, Wiley, New York, 1969. | ||
Linha 79: | Linha 83: | ||
básicos da termodinâmica. | básicos da termodinâmica. | ||
- | O arquivo .pdf do plano de curso com informações sobre programa, bibliografia e avaliação pode ser encontrado aqui: {{pc11-2.pdf|plano de curso}} | + | O arquivo .pdf do plano de curso com informações sobre programa, bibliografia e avaliação pode ser encontrado aqui: {{:pc16-2.pdf|plano de curso}} |